terça-feira, 8 de outubro de 2013

Concurso Técnico Bancário Caixa 2013 - exigências



Já sabemos que o Concurso de Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal (CEF) terá seu edital publicado até dezembro deste ano. Mas antes de nos empolgarmos na preparação, precisamos fazer algo básico: saber quais são as exigências do concurso.

Isso porque não adianta estudar sem estar certo que não há empecilhos na hora de assumir o cargo, caso você seja aprovado. Por isso, vamos analisar o que foi pedido no último edital para aqueles que fizeram o concurso:

- Ter sido aprovado o Concurso Público e considerado apto nos Exames Médicos Admissionais.
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição Federal e do Decreto nº 70.436/1972.
- Ter situação regular perante a legislação eleitoral.
- Estar em dia com o serviço militar obrigatório, se do sexo masculino.
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo.
- Não haver mantido relação empregatícia com a CAIXA encerrada por um dos motivos capitulados no art. 482 da CLT, ou por qualquer outro motivo, se, à época da rescisão, era arrolado em processo administrativo disciplinar e esse tenha finalizado com decisão pela rescisão por justa causa.
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da contratação.
- Comprovar a conclusão do ensino médio, mediante apresentação de certificado, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
- Não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, função ou emprego público em quaisquer dos órgãos da Administração Pública direta ou das seguintes entidades: empresa pública, sociedade de economia mista, suas controladas ou coligadas; autarquia vinculada à União, Estados, Municípios e Distrito Federal, inclusive Fundação mantida ou subvencionada pelo Poder Público.
- Não estar em licença, ainda que não remunerada, de cargo ou emprego público que exerça na administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
- Não ser servidor público que tenha solicitado vacância do cargo público que ocupava por outros motivos que não seja exoneração ou demissão.
- Apresentar a documentação exigida no ato da contratação, conforme especificada no Edital.
- Não ser aposentado pelo INSS por invalidez.
- Não ser sócio, sócio/gerente, sócio/cotista ou dirigente de Empresa que transacione ou possua contrato firmado com a CAIXA, salvo quando se tratar de sociedade anônima na qual o empregado não ocupe qualquer posição nos colegiados.
- Não ser proprietário de unidade lotérica, inclusive quando a propriedade estiver em nome do seu cônjuge.
- Não manter relação de emprego ou de prestação de serviço em organização bancária ou Empresa concorrente da CAIXA, ainda que de natureza técnica ou especializada.
- Não ser prestador de serviço, estagiário ou bancário temporário em Unidade da CAIXA.
- Não possuir sentença criminal condenatória transitada em julgado que impeça o exercício das atividades inerentes ao cargo.
- Cumprir as determinações do Edital.
- No ato da inscrição, não serão solicitados comprovantes das exigências contidas nos subitens anteriores. No entanto, o candidato que não as satisfaça no ato da admissão, mesmo tendo sido aprovado, será automaticamente eliminado do Concurso Público.
E aí? Passou na "peneira"? Se está tudo bem adquira logo sua apostila preparatória e comece a se aprofundar nos estudos! Vamos que vamos...

Um comentário:

  1. Neste concurso, o candidato precisa ser formado na area ou e pra qualquer pessoa de nivel medio?

    ResponderExcluir